quinta-feira, 3 de julho de 2008

Educação popular

Educação popular é uma expressão, derivada da pedagogia proposta por Paulo Freire, que resume muitas das suas ideias em relação à educação das massas populares. Sendo uma pedagogia muito influenciada pela ideologia socialista, define-se como a educação feita com o povo e para o povo, respeitando e interagindo com sua realidade sócio-econômica.

Levando em consideração que todo ato cultural é pedagógico e todo ato pedagógico é cultural, pode-se afirmar que educação popular aquela direcionada às camadas populares, voltada para suas necessidades e atendendo a seus interesses, a qual pode acontecer dentro ou fora dos muros da instituições educacionais. Um exemplo de educação popular no Brasil são as "escolas" dos sem-terras que auxiliam na construção do conhecimento nas crianças daquela comunidade, inserindo desta forma seus ideais. Entretanto, pode-se chamar também de educação popular aquela cujo currículo é pensando também pela população.

Os educadores têm papel fundamental na discussão dos processos da educação popular, pois seu obetivo é desenvolvimento do pensamento crítico e a conscientização do povo como protagonista de sua história.

Um outro elemento que se discute e que ainda necessita de aprofundamento é o "etnoconhecimento", que pode derivar dos mais diferentes elementos de conhecimento popular desde o local de onde mora, do seu trabalho, da sua produção agrícola, das ervas medicinais, das brincadeiras, da sua organização social e outros tantos elementos.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_popular)

Nenhum comentário: